AO VIVO

Encontro do Coaves Kids acontece no Jardim Botânico de Sorocaba no dia 25 de fevereiro – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) realizam, no dia 25 de fevereiro, a partir das 8h, o encontro gratuito do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, voltado a crianças a partir de 6 anos.

O objetivo da ação de Educação Ambiental é reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico. Essa é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximá-las da biodiversidade, em que as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado em uma área de proteção permanente de, aproximadamente, 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, sendo um importante centro de conservação da biodiversidade. No local, já foram avistadas dezenas de espécies de aves, como quero-quero, gavião-carijó, bem-te-vi, sabiá-do-campo, garibaldi, entre outras.

Neste dia, a garotada terá a oportunidade de participar de uma manhã divertida e de aprendizado sobre a importância da conservação da natureza. Lá, as crianças participarão de uma passarinhada para conhecer a biodiversidade de aves do Jardim Botânico de Sorocaba e farão uma trilha para conferir a floresta existente no local. Além disso, a programação contará com uma oficina de plantio de girassol, na qual as crianças vão aprender a importância da interação entre os animais e as plantas.

Não é necessária inscrição prévia e o ideal é que as crianças usem roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche para o piquenique.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações sobre o Coaves Kids podem ser obtidas pelo e-mail: sorocaba.sema@gmail.com.

 

Foto: Vanderlei Galdino da Silva/Coaves