NOTÍCIAS

TJMA homenageia personalidades em comemoração de 210 anos da Corte – MARANHÃO Hoje

CONVERSA FRANCA

Homenagens no Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Maranhão homenageou, nesta quarta-feira (1º), pessoas que colaboraram com a Justiça e a cidadania, em solenidade de entrega das Medalhas dos Bons Serviços Bento Moreira Lima, do Mérito Judiciário Desembargador Antônio Rodrigues Vellozo e da Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, conduziu a cerimônia, que contou com a presença do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outras autoridades.

O presidente do TJMA relembrou a história da Corte, que sobreviveu a inúmeras intervenções externas, e destacou as conquistas históricas e os avanços recentes da atual gestão do Judiciário maranhense, que entende ser a contribuição necessária para uma sociedade livre, justa, solidária, fraterna, e para a construção de um mundo melhor, livre de guerras e do ódio, baseado na cultura da paz, com a colaboração de juízes e juízas.

Comércio no Finados

Apesar de ser feriado nacional, pelo Dia de Finados, nesta quinta-feira (02), segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) os estabelecimentos comerciais de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa têm autorização para funcionar.

Os comerciantes que optarem pela abertura das lojas deverão pagar adicional de 100% sobre o valor da hora normal ao empregado convocado neste dia, por se tratar de trabalho extraordinário.  Além disso, o empregador deverá disponibilizar ao empregado uma gratificação de R$ 40,00 reais ao final do dia e recolher o valor de R$ 10,00 por empregado ao Sindicato dos Comerciários.

Agroindústria na Expo

O segmento da indústria ligada ao Agro estará representada na Expo Indústria Maranhão 2023, num dividido em 12 estandes. Estarão presentes na exposição, dentre outras empresas do setor, as cachaçarias Capotira, Santo Ambrósio, Reserva do Zito e Gin Luar e as cervejarias Hopesbeer, Cerveja da ilha, Dona, Mitológica, Herr Agnes, Duobus, Urra Beer, Quadra 66 e Baronesa.

Além do setor de bebidas, as empresas Geléia Sabor, Mestre Cana, Vallen Fertilizantes, Tocantins Fertilizantes e Gohobby.

Inpasa no Maranhão

Na reunião de terça-feira (31 de outubro), na Federação das Indústrias (Fiema), o gerente corporativo de suprimentos do Grupo Inpasa, Thiago Mattos de Souza, apresentou um panorama da vinda da primeira unidade da empresa para o Maranhão.

“O Grupo Inpasa não pretende fortalecer somente  agricultura, mas também o setor industrial do Maranhão. Nós desenvolvemos uma cadeia de suprimentos, não somente para os fornecedores regionais, mas como também geração de mão de obra”, disse ele.

Visita em Brasília

Em Brasília, membros da diretoria da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), visitou, o Sesi Lab, espaço que conecta arte, ciência e carrega no DNA as tecnologias sociais e educacionais desenvolvidas há décadas pelo Sesi e o Senai.

A proposta do ambiente é estar conectado com as novas demandas e as rápidas mudanças do mundo para propor ações, colher ideias e valorizar a diversidade.

Em visita ao Sesi Lab, em Brasília, os diretores da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) Ana Rute Nunes, José Orlando Leite Filho, Leonor de Carvalho e Osvaldo Pavão.

Palestras na Expo

Durante a Expo Indústria Maranhão 2023, que será realizada de 09 a 13 de novembro, no Multicener Negócios e Eventos, diversas palestras estão agendadas para o Espaço Plenarium.

Já estão confirmadas as participações de Pedro Janot (ex-presidente da Azul), Guga Stocco (Falconi Participações), André Lório (Fundação Dom Cabral),  Leandro Karnal e Paulo Muzi.

“A nossa expectativa é que essa edição supere as quatro anteriores em público”, destaca o presidente da Fiema (órgão promotor do evento), Edilson Baldez.

Reeleição na Faema

O agropecuarista Raimundo Coelho de Sousa foi reconduzido semana passada à presidência do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), que abrange o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em uma assembleia geral realizada semana passada em que recebeu o apoio unânime dos sindicatos rurais, e a nova gestão será de 2024 a 2027.

A comunidade rural aguarda o anúncio das inovações que serão trazidas por sua terceira gestão, esperando avanços ainda maiores para o setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *